Você fez as malas e embarcou em um novo capítulo da vida. Mudou de país talvez por segurança, por amor, por um sonho antigo. Mas, aos poucos, percebeu que mudar de endereço também é mudar por dentro.
A saudade, o idioma, o não-pertencimento. A dor que ninguém vê.
É aqui que a psicoterapia online pode se tornar um lar possível — com alguém que fala sua língua, entende sua cultura e acolhe seu coração.
Morar fora é lindo — mas também é difícil
A experiência migratória é profunda e complexa. Além da beleza das descobertas, há o peso do invisível: um cansaço emocional que ninguém vê, uma saudade que aperta sem aviso, um silêncio cheio de sentimentos.
Esse fenômeno tem nome: luto migratório. E ele é real. Pesquisas mostram que imigrantes apresentam mais sintomas de ansiedade e depressão do que a população local (Bhugra & Becker, 2005).
Psicoterapia online: segura, eficaz, acessível
A terapia online se tornou um espaço confiável e eficaz — inclusive validado por pesquisas científicas. Uma meta-análise realizada por Barak e colaboradores (2008), que revisou 92 estudos, apontou que a terapia online é tão eficaz quanto a presencial em diversos contextos. Outro estudo, conduzido por Andersson et al. (2014), demonstrou a eficácia da terapia online, especialmente no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.
Além disso, no Brasil, a prática da psicoterapia online é reconhecida e regulamentada pela Resolução CFP nº 11/2018, do Conselho Federal de Psicologia. Essa resolução garante a legalidade e a segurança da atuação dos psicólogos por meios digitais, respeitando os princípios éticos e técnicos da profissão.
A força de ser escutado na própria língua
Falar com um psicólogo que fala português é mais do que uma questão de comodidade. É poder se expressar com autenticidade, rir de uma piada, chorar com uma lembrança, nomear a saudade. É ser compreendido sem precisar se traduzir. É encontrar afeto na linguagem e pertencimento no vínculo.
Na psicoterapia, a linguagem não é apenas uma forma de comunicação — ela é também uma ponte de significados, de identificação, de escuta sensível. Quando o psicólogo fala a língua materna do paciente, compreende mais do que palavras: compreende também o universo simbólico, afetivo e cultural de quem fala.
A terapia online pode ser para você, se…
sente que precisa conversar com alguém, mas não encontra profissionais acessíveis onde vive;
sente que está “perdendo as palavras” e quer se expressar com liberdade;
está lidando com ansiedade, solidão, saudade, dilemas de identidade ou pertencimento.
A psicoterapia online pode ser um lugar de respiro — onde você cuida de si com dignidade e afeto.
Cuidar de si é parte do caminho
Referências bibliográficas
Andersson, G., Cuijpers, P., Carlbring, P., Riper, H., & Hedman, E. (2014). Guided Internet-based vs. face-to-face cognitive behavior therapy for psychiatric and somatic disorders: a systematic review and meta-analysis. World Psychiatry, 13(3), 288–295.
Barak, A., Hen, L., Boniel-Nissim, M., & Shapira, N. (2008). A comprehensive review and a meta-analysis of the effectiveness of Internet-based psychotherapeutic interventions. Journal of Technology in Human Services, 26(2-4), 109–160.
Bhugra, D., & Becker, M. A. (2005). Migration, cultural bereavement and cultural identity. World Psychiatry, 4(1), 18–24.
Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução CFP nº 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Vinicius Schumaher - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro